Container

Schroder Consultoria

Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 3909 - Centro - Pelotas - RS - CEP 96.015-140

Telefone: (53) 3225-4126 - Celular: (53) 98414-0361 -

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba nossas últimas notícias

NOTÍCIAS

35 e 70

Publicado 01/08/2017 às 11:37

Setenta anos da aviação agrícola brasileira são comemorados neste mês de agosto de 2017. O vôo pioneiro de Clovis Candiota, idealizado pelo agrônomo Antonio Leoncio Fontelles, foi um sucesso no combate aos gafanhotos que dizimavam as lavouras e campos na região de Pelotas, RS.

O fato será motivo de homenagens no Congresso Sindag Mercosul e Latino Americano de Aviação Agrícola, no aeroporto da cidade de Canela.

Pessoalmente, esta data tem um significado especial para este autor: há exatos trinta e cinco anos iniciei minha carreira de engenheiro agrônomo, sempre ligada à tecnologia de aplicação de insumos na agricultura.

Também era mês de agosto, de 1982, quando fui contratado por uma empresa agroquímica, para prestar assistência técnica a produtores de arroz e soja na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul.

E desde aquela época, estive sempre contagiado pela atividade aeroagrícola, mais tarde vindo a trabalhar diretamente no setor, como responsável técnico, a convite de Eduardo Araújo. E lá se vão 27 safras lidando diretamente com aplicações aéreas, sem nunca ter perdido um colega por acidente de trabalho.

A criação da Schroder Consultoria, há vinte anos, confirmava o compromisso com o setor aeroagrícola, através do logotipo, nosso conhecido mascote “aviãozinho”.

Formação de pilotos agrícolas, coordenadores e executores em aviação agrícola, cursos de atualização, palestras, treinamentos, pesquisas de novos produtos e equipamentos, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, licenciamentos ambientais e assistência técnica são exemplos do que se produziu ao longo deste tempo.

A coincidência de datas comemorativas nos faz refletir sobre as inúmeras amizades construídas, milhões de hectares tratados com sucesso para a produção de alimentos saudáveis, renda gerada no agronegócio, enfim, conquistas marcantes.

Que venham muitos anos mais para a aviação agrícola brasileira, a segunda maior do mundo, elemento chave para a produção sustentável de alimentos, modelo de categoria organizada e, é claro, atividade apaixonante para quem dela faz seu dia-a-dia.

Aos empresários, pilotos, agrônomos, técnicos, mecânicos e demais profissionais, nossos votos de uma aviação agrícola cada vez mais forte e segura.

No futuro, um dia, vamos nos lembrar destes 35 e 70...

Artigo de Eugênio Passos Schröder

Diretor da Schroder Consultoria

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS